CAVALEIROS DO TEMPLO


Este blog tem como objetivo único, cooperar em leituras e estudos voltados para o segmento Maçônico, com textos de diversos autores e abordagens diferentes para um único tema.

Por Yrapoan Machado






quinta-feira, 6 de outubro de 2011

MAÇONARIA E AS COLUNAS ZODIACAIS


Há mais de cinco mil anos, na Mesopotâmia os sumerianos e babilônicos, representaram as constelações imaginando formas animais. O desenvolvimento da matemática astronômica permitiu aos sábios da Mesopotâmia através das observações celestes calcularem com precisão seu arco de 30º a partir da elíptica orbital do Sol e assim criou os doze signos zodiacais. O Zodíaco chegou ao Egito Antigo pela dominação babilônica. Os gregos herdaram o Zodíaco dos Egípcios e deram o nome para essa zona do espaço de “Zodiako Kyklos”, círculo de animais. Os gregos inventaram um aparelho mecânico chamado ANTICÍTERA que media com precisão as divisões do calendário em dia, mês e ano, o mapeamento celeste perfeito do zodíaco, as posições dos corpos celestes, o movimento do Sol e as órbitas lunares. O Sistema Zodiacal grego aperfeiçoado propagou para a Índia, Roma e Bizâncio e os árabes no período medieval, salvaram-no do total desaparecimento permanecendo até os dias atuais.

 No nosso templo as Colunas Zodiacais são símbolos que indica o caminho que nós irmãos devemos percorrer durante o ano para seu desenvolvimento moral, intelectual e ético. Na iniciação fomos purificados pelos quatros elementos fogo, terra, ar e água. O símbolo do Zodíaco também influencia na nossa vida de acordo com o mês de nossa iniciação.  Na Coluna Zodicial Sul os iniciados atingiram a perfeição desbasta a pedra bruta, e na coluna Zodicial Norte, completa-se o polimento da sua Pedra Bruta transformando-a em Pedra Cúbica.

 

Em nosso templo temos a seguinte disposição Zodiacal:
Venerável Mestre: Sol   1º Vigilante: Netuno   2º Vigilante: Urano   1º Experto: Saturno   Orador: Mercúrio
Secretário: Vênus   Tesoureiro: Marte   Meste de Cerimônias: Lua

As 12 colunas zodiacais representadas no Templo estão postadas junto às paredes, sendo seis ao Norte e seis ao Sul. Sobre seu CAPITEL está o PENTÁCLO (Pentáclo é a representação de cada signo com o planeta e o elemento que o caracteriza). A seqüência das colunas é de Áries a Peixes, iniciando-se com Áries ao Sul próximo à parte Ocidental, e terminando com Peixes ao Norte.

 
Coluna nº 1: ARIES - Mês Abril, Masculino, Planeta Marte, Elemento fogo.     Corresponde à cabeça e o cérebro de Benjamim, representa o aprendiz o fogo interno encontrado no Candidato à procura de Luz.
Coluna nº 2: TOURO - Mês Maio, Feminino, Planeta Vênus, Elemento Terra.     Corresponde ao pescoço e à garganta. Representa fecundação, simboliza o candidato admitido nas provas de iniciação.
Coluna nº 3: GÊMIOS - Mês Junho, Masculino, Planeta Mercúrio, Elemento Ar. Corresponde aos braços e às mãos, dos irmãos Simeão e Levi, a faculdade intelectual, a união e a razão simbolizam o recebimento da luz pelo candidato.
Coluna nº 4: CÂNCER - Mês Julho, Feminino, Corresponde a Lua, Elemento Água. Representa o nascimento, simboliza a instrução do iniciado. Corresponde aos órgãos vitais respiratórios, digestivos é Zabulão, representa o equilíbrio entre o material e o intelectual.

Coluna nº 5: LEÃO - Mês Agosto, Masculino, Corresponde ao Sol, Elemento Fogo. Corresponde ao coração, centro vital da vida física é Judá. O Aprendiz busca a luz que vem do Oriente, é o calor dos Irmãos dentro da Loja.
Coluna nº 6: VIRGEM - Mês Setembro, Feminino, Planeta Mercúrio, Elemento Terra. Corresponde às funções do organismo. É Ascher, representa para o Aprendiz o aperfeiçoamento, a dedicação no desbastamento da Pedra Bruta.
Coluna nº 7: LIBRA - Mês Outubro, Masculino, Planeta Vênus, Elemento o ar. Refere ao grau de Companheiro Maçom. Simboliza o equilíbrio entre as forças construtivas e destrutivas. Assim diz o Senhor: Se puderem ser medidos os céus lá em cima, e sondados os fundamentos da terra cá em baixo
  
                                                                      
A partir dessa coluna ESCORPIÃO até a coluna de PEIXES, todas se referem ao grau de Mestre Maçom.
Coluna nº 8: ESCORPIÃO - Mês Novembro, Feminino, Planeta Marte, Elemento água.     Representa as emoções e sentimentos poderosos, a constante batalha contra as imperfeições.
Coluna nº 9: SAGITÁRIO - Mês Dezembro, Masculino, Planeta Júpiter, Elemento fogo, Representa a mente aberta e o julgamento crítico.
Coluna nº 10: CAPRICORNIO - Mês Janeiro, Feminino, Planeta Saturno, Elemento Terra. Simboliza a determinação e a perseverança.
Coluna nº 11: AQUÁRIO - Mês Fevereiro, Masculino Planeta Saturno, Elemento Ar. Representa o sentimento humanitário e prestativo.
Coluna nº 12: PEIXES - Mês Março, Feminino, Planeta Júpiter, Elemento Água.     Simboliza o desprendimento das coisas materiais.

                                                                                
                                                                                     
“Nada é tão oculto que não possa ser conhecido, ou tão secreto que não possa vir à luz.
O que vos digo nas trevas que seja dito na luz. E o que ouvirdes em um sussurro, proclamai do alto do edifício.”
  Yehoshua Ben Joseph,  também conhecido como Jesus Cristo


Bibliografia
Esta Peça de Arquiterua, foienviada pelo nosso Venrável Mestre Ailton de Oliveira e pertence ao nosso valoroso  Ir.'. Túlio da Silva Sbampato Ap.’.M.’. da ARL Maçônica Vigilantes do Divino, a quem agradecemos muito por este brilhante trabalho.
                         
                                                         UM BEIJO NO SEU CORAÇÃO
                                                                              

Um comentário:

  1. Parabéns pelo estudo sobre as colunas zodiacais.
    Visite o nosso blog:
    http://blogdoconsistorio1.blogspot.com.br/

    Fraternalmente,

    MILTON ANTÔNIO GRAÇA DO SACRAMENTO
    Comandante-em-Chefe do Consistório Nº 1.

    ResponderExcluir