CAVALEIROS DO TEMPLO


Este blog tem como objetivo único, cooperar em leituras e estudos voltados para o segmento Maçônico, com textos de diversos autores e abordagens diferentes para um único tema.

Por Yrapoan Machado






quinta-feira, 30 de setembro de 2010

MAÇONARIA E A ORDEM DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS

Nos dias de hoje, todos nós conhecemos através de documentários  as histórias dos Cavaleiros Templários, uma das sociedades secretas mais conhecidas do mundo. Eles passaram por inúmeros países  e em todos eles foram deixando a sua marca ao longo da história. Vamos então embarcar em mais uma viagem pelo mundo da história e ver como eles apareceram e o que deixaram de vestígios no nosso mundo. 
COMO APARECERAM?

A Ordem dos Cavaleiros Templários foi criada em 1118, em Jerusalém, inicialmente por cavaleiros franceses e com o passar do tempo, é que se tornou pela forma pela qual é conhecida nos dias que correm, uma instituição de enorme poder político e militar. Inicialmente as suas principais funções eram apenas andar pelos territórios cristãos que foram conquistados. durante o tempo seguinte eram beneficiados com doações de Terra na Europa, isto com o objetivo de criar ligações em todos os países do mundo.
     
Jerusalém foi tomada pela primeira cruzada, foi criado um reino , onde 9 cavaleiros pediram para ficar lá  para assim poder proteger os peregrinos que iam para lá. Eles cederam e deixaram-nos ficar lá a viver nos estábulos onde era o antigo Templo de Salomão. Tiveram que fazer um voto de castidade, onde desde então o seu símbolo passou a ser um cavalo montado por dois cavaleiros. O Nome da ordem, Os Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão ou então Cavaleiros Templários, surgiu devido ao seu voto de pobreza e fé em Cristo.

Reza a lenda que os primeiros 9 anos de existência dos cavaleiros Templários, eles tinham o objetivo de fazer escavações na sua principal sede. E foi durante estas tão faladas escavações que descobriram documentos e alguns tesouros que fizeram com que eles ficassem muitos ricos e poderosos. De todo o seu reino, o local mais sagrado e purificado era o Templo de Salomão. Para evitarem que alguém lhes roubasse a sua riqueza, eles enterraram o seu tesouro. Uma das coisas mais faladas era o Santo Graal. Em relação a isto, há inúmeras teorias. Uma delas é a que o Santo Graal estaria escondido numa igreja católica em Avalon, actual Glastonbury. Mas a teoria mais certa é que quem tinha ficado com a tutela do Santo Graal foram os Cavaleiros Templários.

Eles ao longo da história empenharam-se para defender sempre os cristianismo, e como tinham uma conduta muito correta, os lugares que guardavam eram sempre muito seguros e todos os lugares protegidos pelos Cavaleiros Templários eram considerados um oásis, uma maravilha do mundo, o lugar perfeito. Com o passar do tempo e com a confiança que foram transmitindo ás pessoas, grande parte dos seus estabelecimentos tornaram-se Bancos, onde as pessoas mais poderosas recorriam a eles. A partir de essa altura,  criou-se a lenda de que uma gigantesca fortuna dos Cavaleiros Templários. Eles eram conhecidos como sendo cavaleiros muito valentes, corajosos, sempre prontos a defender os seus ideais e todos os seus bens. O Rei Filipe de França, decidiu apoderar-se dos seus bens devido a ter falta de dinheiro no seu reino. Ao longo dos tempos, foram acusados de heresia perante a inquisição, e devido a isso, retiram-se para vários sítios, nomeadamente, Escócia, Inglaterra e Portugal, juntando-se assim a Maçonaria.

Hoje em dia, estão espalhados por todo o mundo, com o objetivo de viver em prol do bem estar e do moral, , ajudando orfanatos, crianças desamparadas, etc. Não fazem distinção de raça, seja qual for a sua nacionalidade. Respeitam sempre a lei e as tradições de cada país onde exercem todas as suas atividades.

7 comentários:

  1. O AM.'. IR.'. E A LOJA ESTÃO DE PARABÉNS POR MAIS UM UTENSÍLIO MAÇÔNICO DE QUALIDADE PARA O APRIMORAMENTO DO NOSSO CONHECIMENTO MAÇÔNICO.
    UM T.'. F.'. A.'.
    S.'. F.'. U.'.
    IR.'.EDUARDO.

    ResponderExcluir
  2. Saudações Fraternas com Paz e Luz.
    Parabens pela qualidade do trabalho.Certamente que já está fazendo diferença na vida de muitas pessoas.Quae o Supremo Criador os abençoe.

    10 de dezembro de 2010 07:16

    ResponderExcluir
  3. Continue Abrilhantando-nos com Belíssimos trabalhos,Parabéns ao Am.'. Ir.'. e a loja.
    Que o G.'. A.'. D.'. U.'. nos Proteja e nos guarde de Todo Mal.
    S.'. F.'. U.'.
    UM T.'. F.'. A.'.
    Ir.'. Eduardo.

    ResponderExcluir
  4. Um Feliz Ano Novo a todos os Am.'. Ir.'. da Loja Cavaleiros do Tempo Nº26,que 2011 seja um ano Repleto de Realizações,com muita Paz, Saúde e Felicidade em vossos Corações!
    SALUS,SAPIENTIA,STABILITA!
    IR.'.EDUARDO.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo grande trabalho, não faço parte da ordem, mas com grande apreço adimiro.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo grande trabalho, não faço parte da ordem, mas com grande apreço adimiro.

    ResponderExcluir