CAVALEIROS DO TEMPLO


Este blog tem como objetivo único, cooperar em leituras e estudos voltados para o segmento Maçônico, com textos de diversos autores e abordagens diferentes para um único tema.

Por Yrapoan Machado






terça-feira, 5 de abril de 2011

CARTA ABERTA AOS FRANCO MAÇONS DO BRASIL


Atualmente, observamos como a Maçonaria no mundo tem apresentado seu declínio, seja por falta de interesse dos profanos bem como o desinteresse de nossos Irmãos que se retiram voluntariamente ou de forma obrigatória das fileiras maçônicas, e muitas vezes sem alcançar o mestrado. Nossa Ordem envelhece, e os novos irmãos, que interessados estão, não encontram motivação para fortalecer as colunas de nossas Oficinas. No Brasil, isto se apresenta claramente. As causas principais tem sido a constante confrontação de interesses e, a falta de respeito às verdadeiras e autênticas tradições maçônicas. Dirigentes ocupam cargos em situações não muito claras, e muitas vezes sem preparação para ocupar os mesmos.

Muitos de nossos irmãos observam a maçonaria como uma instituição social, confundindo com Clubes de Beneficência. Nossas reuniões se encontram, dia a dia, com a falta da verdadeira intenção de nossos rituais. Ante esta preocupação, decidimos fazer algo, conscientes da difícil tarefa de empreender um projeto que resgatasse nossas Augustas Tradições. Sabemos que este não é um problema isolado, em cada região do mundo está ocorrendo o mesmo. Porém há irmãos tratando de encontrar a solução. Demos o primeiro passo na busca de criar uma consciência maçônica, da necessidade de recuperar nossa instituição. De sentirmos mais contentes de participar em nossos trabalhos, contentes de usar nossos aventais, de usar fielmente nossas ferramentas, de ser pontuais com o cumprimento de nossas obrigações, de construir uma maçonaria forte e reconhecida por todos. Não é nosso propósito disputar, com nenhuma organização, jurisdição maçônica, nem território algum.
Somos maçons praticando uma maçonaria séria, não membros de um clube social
Sabemos que muitos sentem na própria carne, os motivos que nos levaram a dar este passo, também alguns não se atreverão, para não perder suas prerrogativas. Não julgaremos, e seguiremos unidos dentro de nossos laços fraternais. Este ato, não é o resultado da rebeldia inoportuna ou por falta de êxito dentro da instituição, nem por descontentamento com irmãos. É simplesmente de não conformar de ver desaparecer os valores desta instituição, que tanto deu pela Humanidade. Nossa luta é resgatar a unidade e a fraternidade dentro das tradições herdadas. Aqueles respeitáveis Irmãos, que decidirem voluntariamente de acompanhar-nos, serão reconhecidos como verdadeiros e livres maçons, e a reunificação e o respeito de nossa instituição será a melhor recompensa.

Aos que, pelo contrário, decidam nos atacar e nos colocar obstáculos no caminho a seguir, também os agradecemos desde já, por que nos farão cada dia mais fortes e decididos a continuar adiante. Nosso único fim, é poder ter uma maçonaria sólida em suas bases, onde reine a verdadeira harmonia, a fraternidade de seus membros. Que a filosofia maçônica e a caridade voltem a ser praticadas em nossas Oficinas. Respeitáveis irmãos, nosso coração está aberto para todas as Lojas e irmãos que desejam recuperar o caminho das verdadeiras tradições maçônicas.
                               

A Grande Loja Regular de São Paulo, se coloca à disposição para esclarecer  cada uma das inquietudes que possam surgir, como manteremos abertos todos os canais possíveis de comunicação com os maçons brasileiros, com o propósito de os manter informados de tudo quanto acontece nesta Grande Loja, bem como nos países irmãos. Agrademos sua atenção e consideração, e nos despedimos com a certeza de nos encontrar novamente entre o esquadro e o compasso.



 BIBLIOGRAFIA
CONFEDERAÇÃO DA MAÇONARIA REGULAR DO BRASIL - C:.M:.R:.B:.
Recebam meus QQ.'. IIr.'.  um Tríplice e Fraternal Abraço.
Ir.'. Uataú Brasil de Azevedo GM - Grande Loja Regular de São Paulo
Ir.'. Wagner da Silva Gênio GMA - Grande Loja Regular de São Paulo
site: www.cmrb.com.br/contato.html

                                                                                     UM BEIJO NO SEU CORAÇÃO 

3 comentários:

  1. saudacões a todos os IRS.' .que o G.' .A.' .D.' .U. .'nós ilumine sempre, T.' .F.' .A.' .

    ResponderExcluir
  2. SOU ATEU GOSTARIA DE SABER SE SERI ACEITO NA MAÇONARIA ?

    ResponderExcluir
  3. SOU ATEU GOSTARIA DE SABER SE SERI ACEITO NA MAÇONARIA ?

    ResponderExcluir