CAVALEIROS DO TEMPLO


Este blog tem como objetivo único, cooperar em leituras e estudos voltados para o segmento Maçônico, com textos de diversos autores e abordagens diferentes para um único tema.

Por Yrapoan Machado






quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

SALA DE AULA - TURMA PARA TODOS OS GRAUS

Meus amados irmãos, tenho nestas passagens de pesquisas observado diversos blogs e sites nacionais e internacionais e com o único propósito de colher, o que acredito ser, de melhor para o nosso aprendizado. Na medida em que avançava, encontrava textos prós e contra para a Maçonaria, com as mais diversas ofensas e em muitas das vezes, sem o respeito nas palavras para com os leitores. Os mais fervorosos, já nos colocam como seguidores do mal, o anti-Cristo, outros nos colocam como adoradores do diabo e por aí vão os mais variados  nomes.
Porque isto ocorre? Neste tempo em que me encontro em nossa Ordem, ouvi relatos de Irmãos que tristes ficaram por saberem de irmãos que largaram a Ordem não dando a mínima justificativa, outros que lutaram para entrar tão somente para tentar expor a Ordem ao ridículo, sem falar dos que abandonaram por nada conseguirem de conquistas materiais, como se a Maçonaria fosse um cabide de emprego ou de fortuna, até porque, traduziram erroneamente a frase “se voce entrar para a Maçonaria, sua vida vai ter uma transformação”, mas que transformação  seria esta citada? Talvez o nascimento do amor ao próximo ou quem sabe até o nascimento do amor a si mesmo.
                                                                                  
Por outro lado, “não podemos esperar das pessoas as nossas reações”, contudo, alguns sites insistem em colocar  que a Maçonaria é um conduíte entre as organizações políticas da elite global (Clube de Roma, Sociedade Teosófica, rosacruzes, Lucis Trust, World Goodwill, etc.). Inserem neles o reconhecimento da Maçonaria como uma organização religiosa ocultista com a capacidade de fazer a ligação entre a religião e a política. Creio que a exposição da Maçonaria Especulativa, deu-se com o passar dos tempos a conotação da “liberdade de expressão maçônica”, sem a serenidade da reserva de conduta, a prova disto, estão nos sites de algumas Lojas citando basicamente uma Iniciação, observando   algumas passagens sem a menor preocupação da exposição e  
não coloco tão somente aqui no Brasil, temos DVDs com  explicações, debates de teólogos e Chanceleres italianos e ingleses, inserindo o Grande Conselho Consultivo europeu e com isto, sinto que a nossa Ordem ficou sem a devida proteção, onde muitos de nossos Irmãos perderam suas vidas para defende-la. Esta transformação ou modernização maçônica, conotam na mudança de valores e  ato falho, ao meu ver,  que acredito estar faltando até mesmo no questionário para o profano, no quisito “porque voce quer ser Maçom?” e creio que estão esquecendo de inserir  também “onde voce quer chegar sendo Maçom?”  Bem, para esta resposta o irmão dirá que o profano poderá responder  qualquer coisa, mas a resposta não está para quem envia e sim para quem a questiona, tendo a  profunda análise do aceitar ou não o candidato e isto só poderá acontecer se o Mestre for bem orientado pelo Venerável de sua Loja.

Para mudarmos um conceito de liberdade de expressão, seria necessário que tivessemos o profundo respeito pela nossa Irmandade, teríamos que ter bem os pés no chão, no conceito de ensinar ao Aprendiz e Companheiro, na sua devida proporção, com a suspensão dos Augustos Trabalhos para a passagem de "debates abertos inteligentes" e após os mesmos, o retorno para as Oficinas,o que poderia ocorrer uma vez ao mes. Creio também na criação de seminários para Mestres e Veneráveis, na reciclagem de informações enriquecendo da Maçonaria Operativa  para a Maçonaria Especulativa, neste  mergulho imaginário para melhor entender, com apresentações de trabalhos, com discussões do Grande Conselho de cada Potência e isto para que possamos ter futuros Veneráveis bem mais preparados para defender a Ordem com a certeza da informação para seus comandados e não por  reuniões mensais.
Pensemos meus Amados Irmãos, se falam de nós é porque nós assim deixamos, até porque só fazem na vida conosco, aquilo que nós permitimos e somos nós responsáveis por nossos fracassos e por nossas vitorias, seremos nós responsáveis pelo crescimento de nossa Loja. Temos que abrir mais os nossos corações, ajudando mais o Aprendiz, não permitindo simplesmente o ato mecânico a nossa frente da informação, até porque, somos todos eternos Aprendizes. Pensemos bem meus Irmãos, só teremos respeito pelos profanos, não importando qual seja a  religião do mesmo, se nós Maçons, cumpridores dos nossos deveres com a família e com a Pátria, honrando nossos compromissos com nossos governantes e marchando nas fileiras do exército de nosso GADU, se  tivermos realmente a consciência de  estarmos MAÇONS, pois como a  vida é apenas uma passagem, estamos e não somos.                                                                     
Para mudar é preciso acreditar e  nós da Cavaleiros do Templo nº 26 acreditamos na mudança deste conceito, sem ferir a ritualística, a ética e a hierarquia, enfim, sem ferir as Colunas que nos definem, porém, com a visão no futuro, justo para  que a nossa Augusta e Respeitada  Loja possa receber sempre novos obreiros com a única missão de atender ao seu próximo, com discrição, sem alarde que é o melhor exercício do Maçom atuando na sombra do silêncio.



                            UM BEIJO NO SEU CORAÇÃO
Texto de total responsabilidade de Yrapoan machado Obreiro da Cavaleiros do Templo nº 26


                

 







2 comentários:

  1. meu amado irmão concordo em genero numero e grau com vc.

    abs

    ResponderExcluir
  2. Nossos sentimentos ficam exaltados quando percebemos o quanto desejam humilhar e expor a ridiculo nossa crença. A falta de consideração e de sentimento fraterno, infelizmente, assola nossa sociedae. Devemos sim ter uma postura diversa para com nossos semelhantes. Devemos tambem refletir o quanto desrespeitamos a crença de nossos irmãos. Muitas vezes, numa piada, num discurso sem reflexão, faltamos com o respeito, humilhamos a fé e aí se revela nosso preconceito. Mas quando se refere a nossas crenças... aí gritamos contra a discriminação e etc.
    Concordo com o autor do texto. Através de nossa postura e do nosso comprometimento ensinaremos, através do exemplo, como respeitar a crença alheia. Um abraço em todos e sua abenção tio Yrapoan

    ResponderExcluir