CAVALEIROS DO TEMPLO


Este blog tem como objetivo único, cooperar em leituras e estudos voltados para o segmento Maçônico, com textos de diversos autores e abordagens diferentes para um único tema.

Por Yrapoan Machado






terça-feira, 28 de setembro de 2010

POR QUE CAMINHO NESTA TERRA?

Existem situações em nossas vidas, que surgem e se não observarmos com carinho, elas irão embora e não iremos ve-las ou senti-las.

 Digo sempre que a "vida só tem uma safra e temos a obrigação de ser feliz". Digo isto,  porque G.A.D.U.  nos colocou nesta terra para uma finalidade, que é a de praticarmos a ajuda ao próximo, muitas das vezes não sendo observados, porém, sem esperar agradecimentos.

 Hoje, recebi um e-mail do Ir.'. Luiz Carlos - dizendo "Vamos divulgar, quem sabe podemos salvar uma vida! Exames caros sem custo"., onde atuou como verdadeiro Maçom, não pedindo para si, porém, apelando para uma causa através deste site  http://www.asiarj.org.br/ambulatorio/especialidades

Voces poderão me perguntar
- Quem é o Ir.'. Luiz Carlos? Respondo que não sei. .Não o conheço fisicamente, porém, são estas atitudes que nos revelam a identidade de um irmão.

Um comentário:

  1. A GLÓRIA DO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO
    MAÇONARIA SYMBÓLICA NACIONAL BRASILEIRA
    A.:R.:B.:L.:S.: NOVA HIRAM N° 02

    Venerável Mestre, Ir.: 1º Vigilante, Ir.: 2º Vigilante, Mestres Instalados, Mestres, Companheiros, Aprendizes e demais Irmãos:

    Que Maçonaria queremos hoje ?

    É certo que uma empresa não terá uma boa gestão financeira sem Administradores. E as fronteiras do país não serão bem guarnecidas sem a presença efetiva das Forças Armadas. Todavia, é certo também que, uma Nação não se constrói sem homens e mulheres livres pensantes comprometidos com a luta pela construção de uma sociedade mais justa e solidária.
    Eventualmente podemos formar Administradores, abstraindo as finalidades das empresas que os contratarão. Podemos dizer um pouco cinicamente, que um bom Administrador vai saber lavar dinheiro ou aumentar o capital de uma organização humanitária. As finalidades do sistema educacional e as competências não podem ser dissociadas tão facilmente.
    A Educação esta sempre na pauta de todas as grandes discussões políticas. Dizem que se deve investir em Educação, valorizando o professor, oferecendo infra estrutura nas escolas públicas etc, mas, quais são as verdades subjacentes à Educação. Educar para quê? Porque Educar? Antes, porém, de respondermos a estas perguntas, devemos refletir sobre que sociedade queremos hoje.
    Não privilegiamos a mesma figura do Aprendiz, do Companheiro ou do Mestre se desejamos uma Maçonaria que desenvolva a autonomia ou o conformismo, a tolerância ou o desprezo por outras culturas, o gosto pelo risco intelectual ou a busca de certezas, o espírito de pesquisa ou o dogmatismo, o senso de cooperação ou o de competição, a solidariedade ou o individualismo.
    A qualidade da formação do Maçom depende, fundamentalmente, de sua concepção. Sendo assim, não é possível formar Aprendizes, Companheiros e Mestres sem fazer escolhas ideológicas.
    Com efeito, se considerarmos nossa Oficina como um locus privilegiado de ação e reflexão, ela pode ser sim um importante fator de transformação social, e se todos nós estivermos imbuídos deste espírito transformador, poderemos contribuindo e muito na luta pela construção de um novo paradigma para nossa Nação.

    Or.: de Niterói aos 04 dias do mês de dezembro do ano de 2012 da E.: V.:

    Ir.: MARINS COUTINHO

    ResponderExcluir