CAVALEIROS DO TEMPLO


Este blog tem como objetivo único, cooperar em leituras e estudos voltados para o segmento Maçônico, com textos de diversos autores e abordagens diferentes para um único tema.

Por Yrapoan Machado






sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

MAÇONARIA E ESPÍRITISMO: O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Neste artigo, tenho como objetivo refletir basicamente, sobre alguns princípios da Ordem Maçônica, bem como, aspectos da ciência espírita, apontando a proximidade histórica que envolve as duas instituições, evidenciando os mecanismos propulsores, que as mesmas oferecem, para o desenvolvimento moral do ser humano.
A Ordem Maçônica tem sua origem nas corporações de ofício da Idade Média, onde pedreiros- livres dedicavam-se a construção de Igrejas e catedrais, a partir dos conhecimentos que lhes eram inerentes. A instituição pode ser dividida em duas fases: a operativa, onde os membros trabalhavam materialmente, construindo os templos de forma especializada e especulativa, onde os membros passam a se dedicar e atuar no campo mental, das idéias. Ligando-se então a discussões filosóficas, a Maçonaria, desenvolve um arcabouço de idéias que busca as primeiras bases da moral e da ética. É uma instituição progressiva que acredita na imortalidade da alma, e em um principio criador. Incentiva a busca da verdade, sob a régua reguladora, da razão e da ciência. Tem como princípios a liberdade, a igualdade e a fraternidade. Pretende que seus membros desenvolvam a virtude, progredindo incessantemente rumo à “Luz do Oriente”, lapidando seu espírito e elevando-se incessantemente.
 
A ciência espírita, nasce com o fenômeno das mesas girantes, no século XIX, ocorrido em lugares diversos. Como professor e intelectual, Allan Kardec, decide buscar explicações cientificas e racionais para aqueles acontecimentos. Abre-se então um leque de questões a serem estudadas e experimentadas, com o objetivo de desvendar o mundo espiritual. Surge a ciência espírita que trata da natureza, origem e destino dos espíritos, e de suas relações com o mundo corporal. Na expressão do codificador: “ O espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os espíritos; como filosofia, compreende todas as conseqüências morais que dimanam dessas mesmas relações.” 
Maçonaria e Espiritismo, ao longo da História, também acabam por se aproximar, em virtude da perseguição comum que as duas instituições sofreram no período absolutista, quando estes governos, estiveram diretamente atrelados a Igreja católica. A influência mútua que espíritas e maçons exercem entre si é constante desde o século XIX até os dias de hoje. Muitos espíritas compõem as fileiras maçônicas, e em uma mistura benéfica, estão eles, contribuindo para a evolução moral da humanidade. Obreiros em prol do descortinamento mental, que impede a sociedade de ligar-se aos verdadeiros princípios da existência humana. Entre os membros eminentes do movimento espírita no Brasil e no mundo, estão muitos maçons atuantes, entre eles: Leon Denis, Camille Flammarion; Viana de Carvalho; Quintino Bocaiúva; Julio César Leal, e muitos outros confrades de ideal.
Na Revista Espírita de abril de 1864, Kardec e seus pares, perguntam à espiritualidade:
              
“Que concurso pode o Espiritismo encontrar na franco-maçonaria?” Como resposta, obtém do mundo espiritual, a seguinte resposta: “Para cimentar essa instituição generosa, duas vezes derramei o meu sangue; duas vezes as praças públicas desta cidade ficaram tintas de sangue do pobre Jacques De Molay.  Assim, posso vir dizer-vos a minha opinião tocante ao Espiritismo e a franco-maçonaria. No século dezenove o espiritismo vem, com seu facho luminoso, dar a mão aos comendadores, aos rosacruzes e com voz trovejante lhe diz: Vamos meus irmãos; eu sou verdadeiramente a voz que se faz ouvir no Oriente e a qual o Ocidente responde: Glória, honra, vitória aos filho dos homens.!
Ainda alguns dias, e o Espiritismo terá transposto o muro que separa a maioria da parede do templo dos segredos; e nesse dia, a sociedade verá florescer no seu seio a mais bela flor espirita que, deixando suas pétalas caírem, dará uma semente regeneradora da verdadeira liberdade.
O Espiritismo fez progressos, mas no dia em que tiver dado a mão a franco-maçonaria, todas as dificuldades estarão vencidas, todo obstáculo retirado, a verdade estará esclarecida e o maior progresso moral será realizado e terá transposto os primeiros degraus do trono, onde em breve deverá reinar.” Jacques de Molay (Médium: Srta.Bréguet).” Diante do exposto, e como Espírita, integrante da Ordem Demolay e da Ordem Rosa Cruz, penso que podemos afirmar que Maçonaria e Espiritismo não se conflitam! Em muitos momentos da história do espiritismo no Brasil existe maçons apoiando o movimento espírita, cedendo suas Lojas Maçônicas para a realização de reuniões doutrinárias e apoiando politicamente a legalização do espiritismo junto ao Estado Brasileiro. Lembremos que somente após Constituição Brasileira de 1891 é que nosso País deixa de ter como religião oficial o Catolicismo e passa a tornar-se um estado laico. No âmbito regional a regra não se modifica, muitos maçons apóiam o movimento espírita, chegando a misturarem-se. No inicio do século XX, quando da fundação do Cento Espírita Esperança e Fé e do Hospital Allan Kardec, muitos maçons da Loja Maçônica Amor à Virtude e Independência III, apoiaram o movimento.

Concluindo nossa reflexão, Maçonaria e Espiritismo: um misto de oportunidades de aprendizados, caminhando na senda do conhecimento e conduzindo o ser humano à descoberta de suas próprias potencialidades; lapidando suas fraquezas, caminhando em direção dos propósitos do Pai Celestial, do Grande Arquiteto do Universo, do Mestre Jesus e de todos os benfeitores espirituais.

BIBLIOGRAFIA
Edgar Ajax dos Reis Filho
Presidente do Conselho Municipal da Juventude e Sênior DeMolay do Capitulo Juventude e União de Franca.


                                                                                   UM BEIJO NO SEU CORAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário