


No Tratado, o pêndulo oscilava para o deísmo, no seu artigo 1º:
“A franco-maçonaria proclama, como ela tem proclamado desde a sua origem, a existência de um princípio criador sob o nome de Grande Arquiteto do Universo”. Quanto ao Manifesto, reconhece-se, sem ambigüidade, o caráter pessoal do Grande Arquiteto do Universo: “Para elevar o homem a seus próprios olhos, para torná-lo digno de sua missão sobre a Terra, a Maçonaria coloca o princípio que o Criador Supremo deu ao homem, como bem mais precioso, a liberdade; a liberdade, patrimônio da humanidade inteira, raio do alto que nenhum poder tem o direito de apagar nem amortecer e que é a fonte dos sentimentos de honra e de dignidade”. desenrolar do Conclave começou a complicar, quando na sessão do dia 9, o representante dos Supremos Conselhos da Escócia e da Grécia – Irmão Mackersy - declarou que teria que retornar ao seu país. No dia 13 de setembro, endereçou um comunicado ao Convento informando que não poderia, em nome dos Poderes que representava, dar sua aprovação à Declaração de Princípios, pois os dizeres lhe pareciam pouco espiritualistas, sobretudo a definição reservada ao G.A.D.U.
“A franco-maçonaria é uma instituição de fraternidade universal cuja origem remonta ao berço da sociedade humana; ela tem por doutrina o reconhecimento de uma força superior que ela proclama sob o nome de Grande Arquiteto do Universo;”
Na Declaração, assiste-se a uma proposição mais espiritualista:“A franco-maçonaria proclama, como ela tem proclamado desde a sua origem, a existência de um princípio criador sob o nome de Grande Arquiteto do Universo”. Quanto ao Manifesto, reconhece-se, sem ambigüidade, o caráter pessoal do Grande Arquiteto do Universo: “Para elevar o homem a seus próprios olhos, para torná-lo digno de sua missão sobre a Terra, a Maçonaria coloca o princípio que o Criador Supremo deu ao homem, como bem mais precioso, a liberdade; a liberdade, patrimônio da humanidade inteira, raio do alto que nenhum poder tem o direito de apagar nem amortecer e que é a fonte dos sentimentos de honra e de dignidade”. desenrolar do Conclave começou a complicar, quando na sessão do dia 9, o representante dos Supremos Conselhos da Escócia e da Grécia – Irmão Mackersy - declarou que teria que retornar ao seu país. No dia 13 de setembro, endereçou um comunicado ao Convento informando que não poderia, em nome dos Poderes que representava, dar sua aprovação à Declaração de Princípios, pois os dizeres lhe pareciam pouco espiritualistas, sobretudo a definição reservada ao G.A.D.U.

A querela do G\A\D\U\ teve uma conclusão provisória em 1877 pela reunião em Edimburgo dos Supremos Conselhos da Escócia, da Grécia, dos EEUU (Jurisdição Sul), da Irlanda e da América Central. Tendo em vista o Cisma francês, estes últimos demandaram que a interpretação dada pelo Supremo Conselho da Inglaterra à definição do G\A\D\U\ fosse reconhecida pelo conjunto dos Supremos Conselhos Confederados em Lausanne. Após uma troca de notas, os dois grupos - o de Edimburgo e os restantes - e sob a pressão conciliadora do Supremo Conselho da Suíça, cedeu-se às exigências do grupo de Edimburgo, afim de realizar a unidade do escocesismo. A querela, pois, ainda não terminou. Deísmo, teísmo, descristianização, etc. são termos que tenderão a manter a polêmica na maçonaria por um longo tempo. Em suma, Lausanne mantém a tradição cristã do R.E.A.A. nos seus diversos graus, mas, em termos de princípios, caminha para uma posição conciliadora entre o deísmo e o teísmo.
V - CONCLUSÃO
A principal conseqüência positiva do Conclave de Lausanne foi a de abrir as reuniões periódicas de grande parte dos Supremos Conselhos, chamados daí por diante de Conferências. Os únicos Supremos Conselhos que não aderiram a estas Conferências foram os da Inglaterra, da Escócia e da Irlanda. Na Conferência de Bruxelas de 1907, participaram 20 Supremos Conselhos, incluindo as duas Jurisdição dos EEUU, e muitos entendimentos foram alcançados mais por consenso pragmáticos do que por força de texto legal. Estabeleceu-se a liberdade de cada Supremo Conselho adotar a versão revista das Constituições de 1786 como proposta em Lausanne. Foram publicadas versões de Lausanne em francês, principalmente na Bélgica, havendo, contudo, um desconhecimento do Conclave por parte dos países de língua inglesa, a não ser por aqueles comentários de Albert Pike sobre a querela do GADU. No geral, a maçonaria norte-americana desconhece completamente Lausanne. Os principais pontos do Conclave foram a revisão das Constituições de 1786, geralmente aceitas hoje em dia e a proclamação de um Princípio Criador chamado GADU. O Princípio Criador permeia, até hoje, os principais documentos do GOB e do Supremo Conselho. O art. 2º da Constituição do GOB reza o seguinte: Um dos principais pontos do Conclave foi a proclamação de um Princípio Criador chamado G.A.D.U. O Princípio Criador permeia, até hoje, os principais documentos do GOB e do Supremo Conselho do Brasil para o R.E.A.A. O art. 2º da Constituição do GOB reza o seguinte:
A principal conseqüência positiva do Conclave de Lausanne foi a de abrir as reuniões periódicas de grande parte dos Supremos Conselhos, chamados daí por diante de Conferências. Os únicos Supremos Conselhos que não aderiram a estas Conferências foram os da Inglaterra, da Escócia e da Irlanda. Na Conferência de Bruxelas de 1907, participaram 20 Supremos Conselhos, incluindo as duas Jurisdição dos EEUU, e muitos entendimentos foram alcançados mais por consenso pragmáticos do que por força de texto legal. Estabeleceu-se a liberdade de cada Supremo Conselho adotar a versão revista das Constituições de 1786 como proposta em Lausanne. Foram publicadas versões de Lausanne em francês, principalmente na Bélgica, havendo, contudo, um desconhecimento do Conclave por parte dos países de língua inglesa, a não ser por aqueles comentários de Albert Pike sobre a querela do GADU. No geral, a maçonaria norte-americana desconhece completamente Lausanne. Os principais pontos do Conclave foram a revisão das Constituições de 1786, geralmente aceitas hoje em dia e a proclamação de um Princípio Criador chamado GADU. O Princípio Criador permeia, até hoje, os principais documentos do GOB e do Supremo Conselho. O art. 2º da Constituição do GOB reza o seguinte: Um dos principais pontos do Conclave foi a proclamação de um Princípio Criador chamado G.A.D.U. O Princípio Criador permeia, até hoje, os principais documentos do GOB e do Supremo Conselho do Brasil para o R.E.A.A. O art. 2º da Constituição do GOB reza o seguinte:
“São postulados universais da Instituição Maçônica:
I - a existência de um princípio criador: o Grande Arquiteto do Universo”.
Os Estatutos do Supremo Conselho do Brasil para o R.E.A.A. afirma o seguinte, no seu preâmbulo: Sua doutrina, que tem por base as Grandes Constituições de 1786 e os Regulamentos Gerais de 1762, é fundamentada na hierarquia de 33 (trinta e três) graus, com o objetivo de desenvolver entre os maçons os seguintes princípios: 1) a existência de um Princípio Criador, o Grande Arquiteto do Universo... Outro ponto importante foi que o Conclave permitiu a todas as jurisdições do Rito Escocês ter idênticas Constituições apesar da diferença de rituais. O consenso não foi estabelecido em torno dos três primeiros graus: graus vermelhos ou azuis? E aqui a divisão ficou entre os latinos e os anglo-saxônicos: os latinos usando o avental vermelho do Mestre Maçom e os anglo-saxônicos continuando com os seus aventais azuis. O Brasil seguiu a tendência anglo-saxônica, a partir da ruptura de Bhering em 1927, tanto no GOB quanto nas Grandes Lojas. O Monitor (Tuileur) Escocês, editado em 1876 pelo Supremo Conselho da Suíça não teve nenhum caráter obrigatório. Documento único de referências, preciso e completo, fez diversas e, em alguns casos, profundas alterações no tocante à tradição dos graus escoceses. Desnecessário dizer que o Monitor coloca o avental maçônico do Mestre Maçom na cor do rito, isto é, vermelho. Um ponto também de suma importância foi que os corpos presentes ao Conclave seguiram a definição deística do GADU mais como um Princípio Criador do que como um Ser Supremo. Dizem que o mote - Ordo ab Chao - foi reforçado em Lausanne para simplesmente expressar o alívio dos delegados por terem conseguido colocar alguma ordem no caos que reinava antes no R.E.A.A.


Bibliografia
Texto extraido da Wikipédia - Enciclopedia livre
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