CAVALEIROS DO TEMPLO


Este blog tem como objetivo único, cooperar em leituras e estudos voltados para o segmento Maçônico, com textos de diversos autores e abordagens diferentes para um único tema.

Por Yrapoan Machado






segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A LUZ DAS ESTRELAS

A Ordem da Estrela do Oriente é uma Organização Paramaçônica e fraternal, onde fazem parte homens Maçons e mulheres acima dos 18 anos com parentesco maçônico. Não é uma seita, não é uma religião e nem uma Sociedade Feminista.
Tem como propósito ressaltar valores morais, espirituais, edificar caráter, educar, fazer caridade e servir ao próximo, através de seus trabalhos ritualísticos e filantrópicos.
Existe entre seus membros um elo fraternal, fazendo-os cada vez mais unidos. Criando oportunidades de servir ao próximo sempre que for possível.
Um dos grandes objetivos da Ordem é dar suporte à Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas e a Ordem Internacional das Filhas de Jó, incentivando-as a Liderança, dentro de Valores Morais.

Falar das mulheres e a Maçonaria, é complexo e sem uma explicação fácil. Tradicionalmente, só os homens podem ser maçons através da Maçonaria Regular. Muitas das Grandes Lojas, No entanto, existem muitos corpos maçónicos não-predominantes, que admitem mulheres e homens ou exclusivamente mulheres. Além disso, existem muitas Ordens femininas associadas com a Maçonaria regular, como a Ordem das mulheres maçons, a Ordem da Estrela do Oriente, a Ordem de Amaranth, Santuário Branco de Jerusalém, a Ordem  Social de Beauceant, e Filhas do Nilo. 



A História
As mulheres foram gradualmente a serem aceites na maçonaria, de forma muito diversa no tempo e entre países.
A primeira mulher maçom, foi a Sra. Elizabeth Aldworth, que começou na Irlanda em 1732, em circunstâncias bastante incomuns. Posteriormente, houve mais mulheres em Lojas maçônicas, no sentido estrito, em França, como foi também o caso de Maria Deraismes em 14 de Janeiro de 1882. No entanto, em intervalo misto de diferentes níveis de inspiração, surgem também a chamada de "Loja de Adoção" em França, a "Ordem de Mopse" na Rússia ou o "Estrela do Oriente" nos Estados Unidos. Hoje em dia, um número crescente de países, incluindo na Europa, as mulheres podem participar em Lojas maçônicas, sejam elas exclusivamente feminino ou misto.
                                                                             

Maçonaria "Operativa"
Há evidências, embora o fenômeno fosse raro, que algumas mulheres tomassem o controle de acesso em várias corporações, antes do surgimento da Maçonaria especulativa. Poderia, por exemplo, incluir as viúvas que casassem com seus maridos. Alguns dos estatutos de idade (idade de referência) mostra, por exemplo, o comércio do livro de Paris (1268), os estatutos da Guilda dos Carpinteiros em Norwich (1375), ou dos estatutos das Lojas de York (1693).
 

O Reconhecimento 
A Grande Loja Unida de Inglaterra (United Grand Lodge of England - UGLE) e outros concordantes em que, a tradição regular, não reconhecem formalmente qualquer organismo maçônico que aceitem mulheres. A Grande Loja Unida de Inglaterra declarou, desde 1998, que as duas jurisdições Inglesas para mulheres são regulares na prática (Ordem das mulheres maçons e a Excelentíssima Fraternidade da Antiga Maçonaria), excepto, para a inclusão das mulheres, e indicou que, embora não formalmente reconhecidos, esses organismos podem ser considerados como parte da Maçonaria, ao descrever a Maçonaria em geral. Na América do Norte, as mulheres não podem se tornar maçons regulares por si, mas sim juntar-se ao associado corpos separados, que não são maçons em seu conteúdo.

A Excelentíssima Fraternidade da Antiga Maçonaria
A história da Excelentíssima Fraternidade da Antiga Maçonaria em particular, não pode ser descrito sem referência à história do movimento das mulheres na Maçonaria em geral. Nós não podemos fazer melhor do que a citação de um panfleto publicado em 1988 por Enid Scott, um ex-assistente Grão-Mestre da Ordem, intitulado "Mulheres na Maçonaria".
"Foi em 1902 que a primeira Loja de Co-maçons foi formada em Londres e que a importação de França, que logo formaria uma "bola de neve". Mas dentro de alguns anos, alguns de seus membros tornaram-se apreensivos quanto ao curso a ser tomado pelo Conselho de Administração, em Paris. Sentiram que suas formas antigas foram postas em causa e colocaram em risco o seu estilo tradicional, a história repetia-se, pois era um estado semelhante que tinha surgido na Maçonaria regular em meados do século XVIII. Vários membros demitiram-se da Ordem e formaram-se em uma sociedade que na qual estava a emergir, a Excelentíssima Fraternidade da Antiga Maçonaria, mas ainda como uma associação de homens e mulheres. Em 5 de junho de 1908, uma Grande Loja foi formada com um irmão do reverendo como Grão-Mestre. 
Ele foi o primeiro do sexo masculino e apenas Grão-Mestre e continuou no cargo por quatro anos antes de se aposentar por problemas de saúde. Em seu sucessor, começou a linha contínua de mulheres grã-mestres. Aproximadamente dez anos mais tarde, decidiram restringir a admissão somente para as mulheres, mas para permitir que os integrantes do sexo masculino permanecerem. Dentro de um curto prazo, o título foi mudado para a Ordem das Mulheres Maçons, mas a forma de endereço como "Irmão" manteve-se, o termo "Irmãs" teria sido interrompido logo após a formação, em 1908, como foi considerado inconveniente para os membros de uma fraternidade universal de maçons. É também de notar, algum interesse que a história se repetiu, em que o Arco Real foi objeto de uma divisão em suas fileiras, um pouco à semelhança do Antigos e Modernos anos antes da União em 1813.
Um grupo de um dos seus membros, pretendiam incluir o Arco Real no sistema, mas não conseguiu obter a autorização de sua Grande Loja, o que lhes causou a separação e formaram a primeira Loja de outra ordem - A Excelentíssima Fraternidade da Antiga Maçonaria , duas Grandes Lojas que funcionam em paralelo, foi quase um desempenho de "cópia de carbono", mas neste caso, o tempo de uma União, à semelhança do que ocorreu em 1813, ainda estaria para vir."


BIBLIOGRAFIA

Texto extraido na Wikipédia - Enciclopedia Livre

                          UM BEIJO NO SEU CORAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário